segunda-feira, 6 de novembro de 2017

 Qualidade e Satisfação do Cliente


  • A satisfação do cliente está relacionada com o sentimento na realização da compra. Para Kotler (2007), a satisfação pode resultar num cliente encantado e altamente satisfeito. Sendo assim, a retenção dos clientes torna-se fundamental para o sucesso da empresa

  • A qualidade é a adequação ao uso, mas existe uma grande dificuldade na conceituação de termos como uso, satisfação, durabilidade, pois o uso de determinado produto pode satisfazer todas as necessidades de um consumidor, mas de outro não









Gestão da qualidade — Satisfação do cliente — Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações

Objetivo:

Esta Norma fornece orientação para o processo de tratamento de reclamações sobre produtos dentro de uma organização, incluindo planejamento, projeto, operação, manutenção e melhorias. O processo de tratamento de reclamações aqui descrito é apropriado para ser um dos processos do sistema de gestão da qualidade como um
Ela foi idealizada para ser utilizada por organizações de todos os portes e de todos os setores. O anexo  fornece orientação específica para pequenas empresas. Esta Norma aborda os seguintes aspectos do tratamento de reclamações:

a) a) aumento da satisfação do cliente através da criação de um ambiente com foco no cliente aberto ao retorno (incluindo reclamações), resolvendo qualquer reclamação recebida e aprimorando a habilidade da organização em melhorar seus produtos e o atendimento ao cliente;

b) envolvimento e comprometimento da Alta Direção através da adequada aquisição e disponibilidade de recursos, incluindo treinamento de pessoal;

c) identificação e direcionamento das necessidades e expectativas dos reclamantes;

d) disponibilização aos reclamantes de um processo de tratamento de reclamações acessível, efetivo e de fácil uso;

e) análise e avaliação de reclamações para melhorar o produto e a qualidade de atendimento ao cliente;

 f) auditoria do processo de tratamento de reclamações;


g) análise crítica da eficácia e eficiência do processo de tratamento de reclamações. Esta Norma não pretende mudar qualquer direito ou obrigação definidos em requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;

NBR ISO 10002: 2005

Esta normal tem como objetivo implementar um processo eficaz, eficiente e de qualidade para um tratamento de reclamações para todos os tipos de atividades comerciais e não comercial. Essa, pretende beneficiar a organização e seus clientes.
  

 A implementação dessa norma pode:

  • Dar ao reclamante um sistema de tratamento de reclamações de qualidade, fácil acesso com retorno rápido;
  • Melhorar a habilidade da organização de resolver  os problemas de maneira consciente, sistemática e rápida para a satisfação do reclamante da organização;
  • Melhorar a habilidade de uma organização para identificar os problemas e assim eliminar essas causas de reclamações;
  • Encorajar o pessoal da organização a melhorar suas habilidades no tratamento com os clientes;
  • Ajudar uma organização a criar abordagens que foque o cliente para resolver reclamações;
  • Prover uma base para analisar as críticas que reaparecem no processo de tratamento de reclamação, da resolução das reclamações  e das melhorias implementadas nos processos;

   

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Diretrizes

A norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não como uma certificadora. Os sete princípios da ISO 26000 são:
• Responsabilidade;
• Transparência,
• Comportamento Ético;
• Consideração pelas partes interessadas;
• Legalidade;
• Normas Internacionais;
• Direitos Humanos.

Além dos princípios, os temas centrais do documento envolvem as áreas de Direitos Humanos; Práticas de Trabalho; Meio Ambiente; Práticas Leais de Operação; Combate à Corrupção e Propina; Consumidores e Desenvolvimento aliado a participação comunitária. As empresas terão de aplicar ações de cada área citada em suas gestões. 
Criação

Foi durante uma reunião do Comitê de Política de Consumidores da ISO (Copolco), em 2001, que se cogitou, pela primeira vez, a criação de uma norma global de Responsabilidade Social Corporativa. No entanto, o documento só passou a ser discutido em 2005. Desde então, uma série de encontros do comitê organizador já ocorreram em diversas partes do mundo.
O que é ISO 26000


A ISO 26000 surge para ser a primeira norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial. Ela começou a ser desenvolvida em 2005 e sua versão final será publicada no final 2010. O documento tem como objetivo traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade.
A norma foi construída com a participação de diversos setores da sociedade, em todo mundo, e liderada por um brasileiro: o engenheiro Jorge Cajazeira, gerente corporativo de competitividade da Suzano Papel e Celulose, responsável pelo Grupo de Trabalho e Responsabilidade Social da ISO (International Organization for Standardization).

                                   Resultado de imagem para iso 26000
Normas da ISO 14000


ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

                                            Resultado de imagem para iso 14000       
                            
ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da Empresa.

                                          Resultado de imagem para iso 14004

ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental.

                                          Resultado de imagem para iso 14010

ISO 14031: são normas sobre Desempenho Ambiental.

                                         Resultado de imagem para iso 14031

ISO 14020: são normas sobre Rotulagem Ambiental.
                                       Resultado de imagem para iso 14020


ISO 14040: são normas sobre a Análise do Ciclo de Vida.

                                   Imagem relacionada
Como obter o certificado

Para que uma empresa garanta o seu Certificado ISO 14000, ela deve se comprometer com as leis previstas na legislação ambiental de seu país. Este certificado simboliza que determinada empresa tem preocupação com a natureza e possui responsabilidades com o meio ambiente. Atualmente, este tipo de perfil empresarial colabora para a valorização dos produtos ou serviços da companhia e da marca.
Além de se comprometer em cumprir a legislação ambiental do país que pertence, a empresa deverá treinar seus funcionários para seguirem todas essas normas, identificando e procurando soluções para todos os prováveis problemas que a empresa possa estar causando para o meio ambiente, diminuindo assim o seu impacto ambiental.

Existe uma versão brasileira do conjunto de normas da ISO 14000, conhecida por ABNT NBR ISO 14000.
O que é ISO 14000?


ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO (International Organization for Standardization).
O principal objetivo da ISO 14000 e de suas normas é garantir o equilíbrio e proteção ambiental, prevenindo a poluição e os potenciais problemas que esta poderia trazer para a sociedade e economia.



Imagem relacionada
Como implantar as normas ISO 9000?

Para implantar as normas ISO 9000 em uma organização, é necessário contratar uma empresa de consultoria especializada no assunto, ou mesmo, organizar um grupo de funcionários para realizar a atividade. Para obter a certificação, é necessário que auditores de uma instituição credenciada à certificação façam uma auditoria. Assim, eles irão verificar e fazer um relatório sobre cada ponto relacionado às normas.
A ISO 9000 possui várias versões. As que expõem os fundamentos do sistema de gestão da qualidade, no Brasil, estão associadas à Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e formam a sigla ABNT NBR ISO 9000. O conjunto de normas e técnicas são de aplicação em instituições, que buscam a gestão da qualidade, confiança nos fornecedores, qualidade do produto, satisfação do cliente, etc.
Vantagens da utilização das normas ISO 9000

Quando uma empresa utiliza as normas ISO 9000, ela apresenta uma certificação. Isso garante solidez, responsabilidade, credibilidade e facilidade nas relações comerciais. Além disso, os usuários dos produtos ou serviços dessa empresa podem ter maior segurança ao consumirem ou utilizarem. A empresa torna-se também sustentável, pois toma medidas que não agridem o meio ambiente. Outro ponto é que os custos reduzem e, consequentemente, há uma melhora nos processos produtivos, além de que, os empregados começam a integrar-se com os processos e contribuem para o desenvolvimento da empresa.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

O que é ISO 9000

Na gestão da qualidade, a ISO 9000 é o conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Elas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins, e se referem apenas, a qualidade dos processos da organização, e não dos produtos ou serviços. Esse grupo de normas descreve regras relacionadas a implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade. Elas tornaram-se oficiais a partir do ano de 1987, baseada em normas britânicas, e desde então, vem sofrendo revisões.
Empresas que aplicam as normas
ISO 9000 tem uma vantagem adicional, pois tem maior credibilidade frente aos seus clientes e concorrentes.







O que é ISO?


International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947.